Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), desarticulou uma ocupação irregular na Serra do Periperi, entre os bairros Panorama e Nova Cidade. Dois homens invadiram uma área dentro da mata, de difícil visualização, e estavam desmatando e loteando o espaço com a intenção de comercializar os lotes. A ação contou com o apoio da Guarda Municipal.
De acordo com a Semma, no dia 4 de agosto, ao patrulhar a área, as equipes perceberam uma diferença na densidade da vegetação e, ao adentrar na área, constataram que os indivíduos estavam realizando a retirada da cobertura vegetal e o cercamento da área. O processo de remoção foi iniciado no dia 5, e concluído hoje.
Ainda de acordo com a Semma, a área ocupada foi de sete hectares, e os indícios são de que os indivíduos permaneceram no local por um período curto, menor do que 30 dias.
Secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos afirma que a ocupação não foi identificada de imediato porque a supressão de vegetação estava sendo realizada por um modelo chamado cortina, também conhecido como cortinamento vegetal, visando camuflar as ações, criando espaços livres para construção, agricultura, ou outras atividades. “É uma invasão que estava sendo feita dentro da mata, então quem passa de fora não vê, que já é uma estratégia de quem faz esse tipo de ação criminosa”.
Após a remoção dos ocupantes ilegais, as equipes da Semma retiraram as estacas de eucalipto do local e realizaram uma limpeza na área, que será preparada para o replantio e a recuperação dos danos causados. “Tinha um cidadão que se intitulava indígena, mas não foram apresentadas a Declaração de Pertencimento, ou autodeclaração e o reconhecimento pela comunidade indígena à qual a pessoa alega pertencer. Em vez de preservar, ele estava destruindo, estava desmatando”, completou a secretária Ana Cláudia.
Em relação às pessoas envolvidas, a Secretaria de Meio Ambiente vai produzir um relatório circunstanciado e encaminhar ao Ministério Público, para abertura de procedimento para apuração de crime ambiental, por se tratar de uma unidade de conservação de proteção integral.
As denúncias de ocupações ilegais em áreas de proteção ambiental podem ser feitas pela população por meio dos telefones 3429 7902 e 153.
Parque da Serra do Periperi
O Parque Municipal da Serra do Periperi é uma Unidade de Conservação de Mata Atlântica com cerca de 1.300 hectares de área e 15 km de extensão, onde se encontra a Reserva do Poço Escuro. Foi criado pelo decreto n° 9.480/99 para atender a necessidade de se adotar medidas de preservação da Serra do Periperi, um patrimônio ambiental, histórico e cultural de Vitória da Conquista.
As políticas de preservação têm o objetivo de impedir a ocupação desordenada, o desmatamento e a degradação ambiental decorrentes, principalmente, das atividades de mineração, como a extração de areia, cascalho e pedra, além da conservação da flora e fauna remanescentes, bem como de sua conformação topográfica e das nascentes.