Prefeitura incentiva autonomia e amplia possibilidades para mulheres com oferta de diversos cursos em diferentes áreas

Mais de 20 cursos de janeiro a julho e quase 400 mulheres atendidas este ano. Esses são os números computados pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), por meio da Coordenação de Autonomia e Políticas Transversais, que intensificou a oferta de capacitação para as mulheres nas mais diversas áreas. O objetivo é ampliar as oportunidades para as mulheres entrarem no mercado de trabalho e/ou investirem no seu próprio negócio.

 

As capacitações variam em diferentes áreas, desde técnicas até desenvolvimento pessoal, a exemplo de beleza, marketing, culinária, financeira e construção civil. Ao todo, 397 mulheres foram atendidas apenas este ano, por meio de oportunidades gratuitas de aprendizado e crescimento.

 

“Na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, a gente acredita que a autonomia começa pelo conhecimento e pela oportunidade. Por isso, investimos em cursos de qualificação continuada voltados para ampliar as habilidades, o empreendedorismo e as chances de inserção das mulheres no mercado de trabalho. Nosso objetivo é garantir que cada mulher tenha acesso à formação de qualidade, seja para iniciar um novo negócio, se recolocar profissionalmente ou aprimorar habilidades já existentes”, ressaltou a secretária da pasta, Viviane Ferreira.

 

A secretária explicou também que a qualificação continuada é um passo importante para romper ciclos de violência, vulnerabilidade, e fortalecer a independência econômica. “Temos visto histórias inspiradoras de mulheres que, após participar dos cursos, abriram seus próprios empreendimentos, conquistaram empregos formais ou melhoraram sua renda. Isso não transforma apenas a vida delas, mas também fortalece famílias e a economia local. Queremos que mais mulheres façam parte dessa rede de transformação”, pontuou.

 

Carol Menezes é uma dessas mulheres que aproveitou a oportunidade e montou o seu próprio negócio. Ela foi aluna do curso de “Manicure e pedicure” oferecido pela Secretaria de Políticas para Mulheres e, por meio do aprendizado adquirido nas aulas, se sentiu confiante para abrir o seu espaço.

 

“Eu já atendia, mas nunca pensei em ter o meu espaço, pois eu não tinha segurança. Tinha um pouco de experiência na área, lá eu consegui me aperfeiçoar mais. Foi um curso muito bom, um curso completo e eu saí de lá uma profissional de verdade. Foi tudo muito bem explicado. A gente saiu profissional e eu consegui abrir o meu espaço”, disse a manicure.

 

A administradora e empreendedora Michelly Meireles também foi aluna de um dos cursos realizados pela secretaria. Ela assistiu às aulas do curso “Descomplicando Finanças” para aprimorar os conhecimentos financeiros e destacou o diferencial do curso oferecido em relação aos demais que já participou em outros lugares.

 

“Esse curso foi diferente de todos os outros que havia feito, ele me proporcionou uma visão mais ampla e me deu até mesmo um incentivo para tomar decisões. Saí com determinação para me posicionar a colocar tudo em prática, porque sei que será o melhor caminho. No último dia de aula, saí encorajada e confiante. Além disso, a palestrante é muito eficiente e trouxe um conteúdo com qualidade e coerência”, destacou.

 

A empreendedora Angélica Oliveira participou de mais de um curso na SMPM e destacou o quanto tem aprendido com o conhecimento nas aulas. Ela contou também que após os ensinamentos passou a valorizar ainda mais o seu trabalho. “O curso foi uma maravilha na minha vida, foi um divisor de águas, sabe?! O que eu aprendi eu estou colocando em prática, a questão de colocar preço, valorizar o meu trabalho, o meu serviço, o meu tempo. Coisa que eu trabalhava e, muitas vezes, deixava a pessoa pagar o que eles achavam que devia pagar, e hoje não. Se eu não conseguir colocar o meu negócio, de qualquer forma, eu vou levar o que eu estou aprendendo para a vida. Estou levando na prática, no dia a dia, e está sendo muito bom”.

 

Segundo a coordenadora de Autonomia e Políticas Transversais, Melry Amaral, a SMPM vai ampliar a oferta de cursos nesse segundo semestre para que as mulheres tenham outras oportunidades de aprendizado e aperfeiçoamento nas diferentes áreas de atuação.

 

“Muitas mulheres se descobrem nos cursos. É notável que os cursos promovidos pela secretaria realmente vêm fazendo a diferença na vida de cada mulher e, por isso, vamos intensificar a oferta de novas turmas. Para esse segundo semestre, por exemplo, nós vamos iniciar outros cursos de diferentes áreas que, em breve, serão divulgados”, destacou a coordenadora.

Comentários
Instagram