Com uma extensão territorial de 3.254 km² e mais de 300 povoados, Vitória da Conquista tem enfrentado, historicamente, o desafio de levar água potável a comunidades rurais que não são abastecidas pela rede da Embasa.
Para enfrentar esse cenário, a Prefeitura, por meio da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), vem ampliando as ações da Operação Carro-Pipa Federal (OCP), em parceria com o Exército Brasileiro.
Atualmente, 13 caminhões-pipa atendem 185 povoados do município, com uma média de 105 mil litros de água potável distribuídos por mês, alcançando cerca de 12.800 famílias cadastradas. Os veículos são abastecidos no manancial da Embasa e passam por fiscalização periódica da Vigilância Sanitária. A atuação só é permitida aos carros-pipa identificados e cadastrados junto ao Exército, com apoio da Defesa Civil.
Segundo levantamento da Prefeitura, dos mais de 300 povoados que compõem a zona rural de Vitória da Conquista, cerca de 250 não recebem água pela rede da Embasa. A expectativa da Defesa Civil é ampliar a cobertura da OCP para todas essas localidades, mas, para isso, seriam necessários pelo menos mais 37 caminhões para atender à demanda com mais eficiência.
Visando alcançar esse objetivo, desde o início de julho, equipes da Compdec estão visitando as comunidades para atualizar o mapeamento dos povoados e recadastrar as famílias atendidas. O trabalho segue até o dia 10 de agosto e pretende identificar as áreas mais afetadas pela escassez hídrica e com maior necessidade de inclusão na Operação Carro-Pipa. Também está sendo realizado o cadastramento de novos Pontos de Atendimento (PAs), que servem como referência para a entrega da água.