HOMENAGENS | Waldenor e Zé Raimundo saúdam Mirante e Lagoa Real pelos 36 anos de emancipação

Os deputados federal, Waldenor Pereira e estadual, Zé Raimundo (ambos do PT), retornaram a Mirante e saudaram Lagoa Real, dois municípios da região Sudoeste, por ocasião do aniversário de emancipação. Em suas redes sociais Zé Raimundo destacou as datas.

“Além de comemorarmos os 36 anos de emancipação do município de Mirante, visitamos o Hospital Municipal e reforçamos nosso compromisso com a saúde, com a destinação de R$ 1.250.000, além de ambulância e veículo para a Assistência Social”, relatou. O município de Lagoa Real, por sua vez, foi parabenizado por ambos pelos 36 anos de emancipação.

MIRANTE – Os habitantes se chamam mirantenses. O município se estende por 1 061 km² e contava com 10 187 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 9,6 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Caetanos, Malhada e Bom Jesus da Serra, Mirante se situa a 54 km a Norte-Oeste de Poções, a cidade mais próxima nos arredores.

LAGOA REAL – Sua população, segundo dados do Censo do IBGE em 2022, é de 14.105 habitantes. Conhecida como a Terra da Vaquejada, o Município está situado no sudoeste da Bahia, no Alto Sertão Baiano.

Dista da Capital do estado 731 quilômetros. Sua principal festa é a “Missa do Vaqueiro”, ocorrendo no mês de junho, todos os anos.

O povoado de Lagoa Real se formou no século XIX em fazenda de mesmo nome, anteriormente pertencente ao latifúndio da Casa da Ponte.

O povoado foi elevado à categoria de freguesia, dentro da cidade de Caetité, por meio da Lei Provincial nº 2.211, de 16 de julho de 1881.

Um importante episódio da história lagoa-realense foi a passagem da Coluna Prestes que, evitando a sede municipal de Caetité, atacou o então distrito.

Na década de 1980, a população de Lagoa Real, na época um dos distritos mais importantes de Caetité, mobilizou-se em uma associação pela emancipação, obtida por meio da Lei Estadual n° 5025, de 13 de junho de 1989.

Geografia
Municípios limítrofes
Norte: Livramento de Nossa Senhora
Sul: Rio do Antônio, Ibiassucê
Leste: Livramento de Nossa Senhora
Oeste: Caetité

Comentários
Instagram