Em Salvador, prefeita Sheila Lemos cumpre agenda na Assembleia Legislativa, na UPB e no TJ-BA

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, cumpriu uma extensa agenda em Salvador nesta terça-feira (18). As reuniões com a presidente da Assembleia Legislativa, Ivana Bastos (PSD), a deputada estadual para assumir a primeira carga máxima do legislativo estadual. O tema principal foi o projeto de lei que cria a Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia.

“Ganhamos um apoio importante nesta iniciativa que pode trazer muitos benefícios para todos os municípios do Sudoeste baiano. Precisamos superar as diferenças políticas e tratar o desenvolvimento regional como uma agenda pluripartidária”, afirmou Sheila Lemos.

O projeto foi protocolado pelo deputado estadual Vitor Azevedo (PL) e tem como um dos precursores do presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL). Na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), já contou com o apoio do líder da oposição, o deputado estadual Tiago Correia (PSDB), que também participou da reunião com o presidente da Casa.

“Além de discutirmos a criação da região metropolitana, também tratamos dos desafios de como as mulheres ocupam espaços de poder em um campo ainda muito marcado pelo machismo estrutural.

UPB

A segunda reunião do dia foi com o presidente eleito da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí. Sheila Lemos conversou sobre os desafios enfrentados pelos municípios e a necessidade de uma pauta transversal que supere as diferenças partidárias e construa soluções para as dificuldades enfrentadas pelos prefeitos.

"No bolo tributário, os municípios continuam sendo prejudicados, com pouco orçamento para demandas cada vez maiores. Não podemos continuar assim, e o novo presidente da UPB se mostrou sensível a esta agenda.

Durante o encontro com o novo presidente, Sheila recebeu os prêmios da Band Cidades Excelentes. Vitória da Conquista venceu nas categorias para municípios com mais de 100 mil habitantes: Saúde e Bem-Estar; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Foi finalista na categoria Governança, Eficiência Fiscal e Transparência.

Rúben

No final da tarde, Sheila Lemos foi ao Tribunal de Justiça para aprovar o termo de cooperação para fortalecer as ações de regularização fundiária no município. Com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Roberto Frank, reforçou o compromisso de levar dignidade a diversas famílias conquistadas que recebem como concessões (CDRU's) e o Registro de Legitimação dos imóveis concedidos, concedendo plenos direitos de propriedade aos seus proprietários.

“Momento importante em que definimos os próximos passos do ´Morar Legal´, programa que já beneficiou mais de 8 mil famílias, vamos expandir para o Nova Cap, Vila União, Santa Helena e Cidade Modelo, além da parte de cima do Bruno Bacelar Temos este compromisso com os cidadãos de nossa cidade e contamos com esta parceria com o Judiciário, através do corregedor Roberto Frank, a quem agradecemos”, ressaltou.

Estiveram na comitiva da prefeita ao longo das agendas do dia o chefe do Gabinete Civil, Ivanildo Silva, o procurador-geral do Município, Jônatan Meireles, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o secretário de Comunicação, Luiz Fernando Lima, e o diretor de Habitação, Nildo Freitas.

Comentários
Instagram