A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entrega nesta segunda-feira (10), às 9h, a nova sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), situada na Praça Sá Barreto, 131, bairro Alto Maron. O Centro é uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) integrado à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), responsável por investigar doenças e agravos relacionados ao ambiente de trabalho.
Os serviços são disponibilizados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, aos trabalhadores e trabalhadoras formais dos setores público e privado, bem como autônomos, informais e desempregados que apresentem doenças relacionadas ao trabalho. “O Cerest não fornece tratamento para acompanhamento das doenças, apenas investigações sobre as condições no ambiente de trabalho e utiliza dados epidemiológicos em colaboração com as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica”, explica a coordenadora do Cerest, Fabiana Ferreira Oliveira Lima.
Com uma equipe formada por enfermeiro, médico, psicóloga, técnica de enfermagem, assistente social, técnica em segurança do trabalho, engenheiro do trabalho e fisioterapeuta, o Cerest realiza o diagnóstico do estado de saúde do usuário. Caso a doença esteja relacionada ao trabalho, o paciente receberá um relatório nexo causal que poderá ser apresentado em seu local de trabalho ou ao INSS para pedido de afastamento ou realocação do serviço. A equipe também orienta quanto ao tratamento que a pessoa deve buscar na rede municipal de saúde.
O Cerest também tem como objetivo conduzir negociações nas instâncias do SUS para inserir ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador em áreas como Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental. Além disso, busca colaborar com outros órgãos para incluir exigências relacionadas à saúde do trabalhador em licenciamentos de empreendimentos e serviços, visando prevenir situações de risco.
Para solicitar atendimento, o trabalhador precisa apresentar documentos como carteira de identidade e carteira profissional, e caso já possua exames, laudos e atestados médicos relacionados à doença ou acidente de trabalho é importante apresentar no dia acolhimento. É importante destacar que o Cerest não realiza atendimentos de emergência, exames admissionais, demissionais ou periódicos, nem exames de mudança de função.