Ruas recapeadas no Iracema, Guarani e Alto Maron começam a receber sinalizações vertical e horizontal

Depois do recapeamento asfáltico, o Governo Municipal iniciou a implantação de sinalizações vertical e horizontal em 12 vias dos bairros Alto Maron e Guarani e do loteamento Iracema. O serviço é coordenado pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), por meio de uma empresa terceirizada.

Iniciado no sábado (20), no Iracema, o trabalho de sinalização horizontal consiste na pintura de faixas de pedestres, faixas de retenção e na sinalização horizontal amarela, que estabelece a divisão entre os dois fluxos de tráfego em sentidos opostos. A previsão da Emurc é que o trabalho seja finalizado em uma semana.

A pintura reflexiva se caracteriza por conter, em sua composição, pequenas esferas de vidro que fazem com que a tinta reflita bastante luz, inclusive à noite – o que explica a sua constante aplicação em estradas e placas de trânsito, a fim de oferecer maior segurança a pedestres e condutores de veículos.

Etapas da sinalização horizontal

 

Na tarde desta segunda-feira (22), a comerciante Tamires Reis estava a caminho de uma fábrica de lingerie no Iracema quando desviou da faixa de pedestre que estava sendo pintada. “É muito importante isso, porque às vezes a gente, quando não tem sinalização, demora muito para atravessar. Passa carro, moto e eu acho bem perigoso. Quando tem uma faixa, você sente uma segurança, porque é uma obrigação eles pararem para a gente atravessar”, disse a jovem, que aprovou também o recapeamento: “Estou gostando muito”.

Gabriela Moreno mora no Iracema e falou do benefício para o pedestre e para o condutor. “É muito importante sinalizar tanto a faixa de pedestre quanto o quebra-molas. A faixa é importante para o pedestre atravessar da maneira correta e no lugar correto e o quebra-molas é importante para o condutor do veículo estar ciente que aquela passagem elevada está naquele lugar e não estar cometendo acidente, nem quebrando o veículo”, comentou.

Tamires

Gabriela

 

A moradora Zoraide Carvalho disse que com o recapeamento o trânsito está mais rápido e era necessário os quebra-molas. “A gente está feliz que arrumou, mas é bem importante essa sinalização porque os carros estão descendo legal. Como tem esse colégio estadual aqui e tem aquela outra escola municipal, quanto mais atenção eles focarem aqui, quanto mais sinalização, melhor”, opinou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), o objetivo da intervenção é fornecer aos usuários condições para que estes possam adotar comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança, ordenar os fluxos de tráfego, regulamentar obrigações, proibições, advertir os condutores sobre condições com potencial risco existente na via ou nas suas proximidades, tais como escolas e passagens de pedestres.

“Estamos realizando algumas mudanças no trânsito do município, a exemplo dos binários que foram executados, e reforçando a sinalização viária tanto vertical quanto horizontal; essas medidas têm como objetivo organizar melhor o fluxo de veículos e pedestres, evitar sinistros e, principalmente, garantir a segurança de todos aqueles que transitam pelas ruas de nossa cidade”, afirma a coordenadora de Trânsito, Jamilly Alves.

Implantação de placa de trânsito

Comentários
Instagram