A política em Vitória da Conquista está um verdadeiro caldeirão, está pegando fogo, isso está muito claro para todos nós. Aliás, as matérias que temos publicado aqui, em nosso blog, e também os outros colegas da imprensa, que se reportam não só nos seus blogs, mas também nas rádios, em seus programas de opinião, deixam bastante claro que a disputa já começou: à sucessão estadual, ao governo do estado, à Assembleia Legislativa, à Câmara Federal e, logicamente, ao Senado.
Quando se fala na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado e uma cadeira na Câmara Federal, Vitória da Conquista, nos últimos dias, viu a movimentação que aconteceu aqui. O PT, Partido dos Trabalhadores, que tem deputados aqui da cidade como Waldenor Pereira e José Raimundo, ele federal e este estadual, além de Jorge Solla, reúne três nomes que, sem dúvida alguma, são conhecidos na Bahia inteira e no Brasil pela trajetória, importância e presença no partido fundado em 1980, tanto no país quanto em Vitória da Conquista.
José Raimundo e Waldenor Pereira têm um destaque natural porque foi aqui que começaram na política: Waldenor como reitor, Zé Raimundo disputando uma cadeira na Câmara Municipal e, em seguida, se elegendo prefeito junto com Guilherme. A história todos conhecem.
Chegou a circular pela cidade que Zé Raimundo não seria mais candidato a deputado estadual e que cederia a vaga para possíveis nomes que emergem das urnas de forma vitoriosa, com sucessivos mandatos, como Fernando Jacaré, Valdemir Dias e a atual presidente do partido, Viviane Sampaio. Mas isso foi apenas especulação. É provável que, no íntimo, Zé tenha o sentimento de querer passar o bastão para alguém, mas não acreditamos, de forma alguma, que seja desta vez. Zé e Waldenor caminham juntos de forma inarredável.
Os dois vão procurar renovar seus mandatos e podem ter certeza absoluta de que não há nada que vá tirá-los desse curso natural. Não temos dúvida de que serão candidatos. Eles estão constantemente acompanhando o governador, participando da entrega de obras e de uma série de atos. Enfim, Zé Raimundo e Waldenor, mais uma vez, estarão disputando o voto do conquistense e da região Sudoeste para que retornem com seus mandatos, Waldenor na Câmara Federal e Zé Raimundo na Assembleia Estadual.
A política é, sem dúvida alguma, algo empolgante, emocionante. E nós estamos vivendo dias de intensa movimentação em nossa cidade.