Além da oferta de vacina nas 46 unidades das Zonas Urbana e Rural do município, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, está visitando pontos estratégicos para levar a vacina contra a gripe (influenza) ao público-alvo da campanha, a exemplo de escolas, empresa de ônibus do transporte coletivo, instituições de longa permanência para idosos, presidio, entre outros. Até o o momento, o município já recebeu 33.220 doses da vacina influenza, e foram aplicadas mais de 15 mil doses.
Segundo a coordenadora de Imunização, Katarina Fontes, todas as unidades do município estão com doses do imunizante. “Além da distribuição do imunizante para todas as salas de vacina da rede básica de saúde, desde a semana passada, iniciamos a intensificação nas escolas, empresas, Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), em busca do público-alvo da campanha”, explicou.
Para garantir o acesso a proteção contra influenza dos trabalhadores do transporte coletivo, nesta quarta-feira (16), foi realizada uma ação na empresa Atlântico Transporte com oferta das vacinas influenza e a DT (Difteria e Tétano). Segundo assistente administrativa da empresa, Joice Santos, a visita da equipe de imunização é uma garantia de que todos estejam protegidos. “Para a empresa Atlântico é muito importante, porque facilita o acesso dos nossos colaboradores à vacina, que, muitas vezes, não têm como ir ao posto em seu horário de funcionamento”, afirmou.
Quem também aproveitou a oportunidade e já garantiu a proteção foi a motorista Bruna dos Santos Sousa. “Para mim, a prevenção vem em primeiro lugar, e a gente sabe que vacinando, a gente se protege e protege os nosso passageiros”, concluiu Bruna.
Público-alvo da campanha
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes e puérperas;
- Idosos com 60 anos ou mais de idade;
- Povos Indígenas e Quilombolas;
- Pessoas em Situação de Rua;
- Trabalhadores da Saúde, Portuários e dos Correios;
- Professores do Ensino Básico e Superior;
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas;
- Pessoas com Deficiência Permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário (motoristas e cobradores) para passageiros urbanos e de longo curso;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.