Vitória da Conquista recebe apoio do Ministério da Saúde para ações de controle vetorial do Aedes aegypt


Na próxima sexta-feira (11), a partir das 14h, na sala 8 do auditório da Fasa, no Boulevard Shopping, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, se reunirá com representantes do Ministério da Saúde e do Instituto de Saúde e Ação Social (Isas), para planejamento das ações de controle vetorial do Aedes aegypti.

O Isas está executando o projeto técnico complementar de vigilância e controle de arboviroses transmitidas por Aedes aegypti: “Mobilização e implantação de novas tecnologias como estratégias de enfrentamento”. O projeto permitirá a localização de áreas sujeitas a novos criadouros do Aedes aegypti em contraste com os casos suspeitos das arboviroses, para subsidiar ações mais precisas de engajamento social, bem como a implantação de novas estratégias de combate às arboviroses, com armadilhas VIG Controle e Sistema de Informações, com foco na vigilância, comunicação social, educação e promoção de saúde.

Segundo a secretária de Saúde, Fernanda Maron, as ações previstas no projeto permitirão um avanço significativo no controle do Aedes aegypti em Vitória da Conquista. “Estamos felizes e esperançosos com esta proposta de intervenção com a utilização de novas tecnologias para o controle vetorial que muito contribuirá para ações já realizadas no município, disse.

Para o coordenador de endemias, Renato Freitas, o apoio do projeto possibilitará a ampliação das ações de controle vetorial no município que se estendem durante todo ano. “Nosso primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), deste ano, foi de 4,4, o que indica que temos um grande número de mosquitos em circulação e coloca toda população exposta aos vírus transmitidos pela fêmea do mosquito. Atualmente, dos 80 bairros que participaram do LIRAa, 54 estão com índice alto”, explicou.

Umas das iniciativas exitosas do município para o controle do vetor, o ouvitrampas, em 17 semanas de implantação das armadilhas já possibilitou a retirada de 311.616 ovos do mosquito em cinco localidades que participam da ação: loteamentos Leblon, Cidade Maravilhosa, Vila da Conquista, Comveima 1 e Campinhos.

Comentários
Instagram