Serviço de Vigilância Sentinela já está em funcionamento nas unidades de saúde do município

O atendimento de Vigilância Sentinela começou na última segunda-feira (10), na Unidade Básica de Saúde Admário Silva, no bairro Brasil , com a testagem de dois pacientes para detecção de vírus respiratórios. Ao todo, serão realizadas sete coletas por semana em pessoas que apresentem sintomas gripais, como febre, tosse ou dor de garganta.

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, Atenção Básica e Núcleo Regional de Saúde, busca identificar a origem e a circulação de síndromes gripais no município realizando o exame URT-PCR, que analisa secreções da nasofaringe.

Em 2025, foram registrados, em Vitória da Conquista, 1.090 casos de dengue, sendo 95 confirmados, 798 em investigação, 172 descartados e 25 inconclusivos. A chikungunya teve 43 notificações, das quais 25 seguem em investigação e 18 foram descartadas. Já a zika foi suspeita em quatro casos, todos descartados. Enquanto a Covid-19 resultou em dois óbitos.

Segundo a secretária de Saúde, Fernanda Maron, esse monitoramento, antes restrito a pacientes hospitalizados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), amplia a capacidade de prevenção de surtos e epidemias, além de possibilitar novos tratamentos. “A saúde pública será fortalecida por meio dessa ação conjunta que pode identificar até 21 tipos de vírus e contribuir para novas estratégias de controle e vacinação”, afirmou.

O agendamento será realizado nas unidades básicas de saúde Régis Pacheco, Nelson Barros e Nova Cidade, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Essas unidades também funcionam em horário estendido, das 17h às 22h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Comentários
Instagram