Praça CEU J. Murilo é requalificada e recebe grafite com homenagens a personalidades da cultura local

Após uma reforma completa, o Centro de Artes e Esportes Unificados J. Murilo, conhecido como praça CEU, está prestes a ser reinaugurado e entregue à população. Na tarde dessa terça-feira (28), a equipe realizou os últimos reparos e acabamentos nas salas de cinema, biblioteca e sala de dança no equipamento, cuja reforma teve início em novembro de 2024.

A requalificação feita pela Prefeitura foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar de R$ 350 mil do deputado federal Ronaldo Carletto. As melhorias abrangem pintura completa da estrutura, revitalização do parque infantil e manutenção da quadra dos equipamentos de ginástica. Situado no bairro Alto Maron, o espaço, onde também funciona uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), é comumente frequentado por crianças, jovens, adultos e idosos e fornece atividades esportivas e culturais.

As áreas internas, como a biblioteca, sala multiuso, telecentro e cineteatro, também estão sendo reestruturadas. No cineteatro, as intervenções incluem a troca do forro, reparos em vazamentos, pintura e limpeza do ar-condicionado, além da substituição de uma porta com saída de emergência. Além disso, câmeras de segurança e iluminação em LED foram instaladas em toda a quadra, proporcionando um ambiente mais seguro e moderno. Outras melhorias previstas visam adequar as calçadas e implementar um novo paisagismo, garantindo a segurança e o conforto dos frequentadores.


Intervenção artística com homenagens

Um dos destaques da reforma é a nova decoração com grafites feitas pelo artista Lans Chosen, que homenageia figuras importantes da cultura conquistense como o próprio J. Murillo e também o ativista do cinema, Jorge Melquisedeque, que dará nome à sala do cineteatro. Tradições culturais como o Terno de Reis receberam destaque na decoração.

Lans foi o artista criteriosamente selecionado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Sectel) para produzir as intervenções, cuja beleza contrasta com o cenário de pichações e depredações recentemente causadas no espaço.

Durante a apresentação das melhorias, o coordenador de Cultura da Sectel, Alecxandre Magno, ressaltou o comprometimento da gestão pública em revitalizar espaços com qualidade, enfatizando a arte e a cultura como ferramentas de inclusão e pertencimento social. “Estamos criando um espaço que não só recupera a infraestrutura, mas também valoriza a cultura e a arte, especialmente em locais vulneráveis. O objetivo é garantir que todos se sintam parte deste espaço renovado”, afirmou o coordenador.

O Centro de Artes e Esportes Unificados J. Murilo ainda está fechado para obras, mas a expectativa é que o local se torne um ponto de encontro para a comunidade a partir do início do mês de março.

Comentários
Instagram